Com a variedade de ofertas disponíveis, escolher o serviço de Internet mais indicado para si pode não ser fácil. Veja aqui quais os elementos a ter em conta nessa decisão.


Saiba que os operadores são obrigados a publicar e a disponibilizar ao público informações sobre as condições de oferta e utilização dos serviços:

  • em suporte escrito e a título gratuito, em todas as suas lojas
  • nas suas páginas na Internet, quando existam, através de uma categoria designada: “Condições de Oferta dos serviços”.

Ao escolher o seu serviço de acesso à Internet deve ter em consideração:

O tipo de serviço que lhe interessa
Certifique-se de que escolhe o serviço que, de facto, responde às suas necessidades. Quer um acesso fixo ou móvel? Pretende fazer muitos downloads ou uploads?

A forma como vai usar o serviço
É importante saber se usa a Internet apenas, ou com mais frequência, a certas horas ou dias, se não quer ter limitações de tráfego, se pretende limitar o consumo a um valor pré-definido, se quer pagar à medida do que utiliza, se utiliza o serviço com frequência no estrangeiro, etc.

A cobertura da sua área de residência
Verifique junto do operador se o serviço pretendido está disponível na sua área de residência ou na área onde pretende utilizá-lo e se é necessário realizar testes de conectividade sobre a cobertura. Através da página na Internet de alguns operadores é possível verificar, introduzindo o seu número de telefone, se a sua área já tem Internet de banda larga. Em alternativa, saiba quais as zonas do país em que a Internet de banda larga está disponível.

O melhor tarifário para si
Avalie os tarifários existentes de acordo com o serviço que pretende e com a forma como o vai utilizar. Podem existir, por exemplo, planos para quem não quer ter limites de utilização, planos para quem pretende usar mais a Internet a certas horas ou dias, pacotes de minutos ou de downloads, tarifários com preços distintos para tráfego nacional e internacional, etc. 

Os custos associados

Informe-se sobre todos os custos que poderão existir, relativos, por exemplo, à instalação do serviço, à manutenção, ao aluguer de equipamentos e ao acesso à Internet móvel em território nacional e em roaming. Caso beneficie de um desconto, procure também saber durante quanto tempo se aplica. Procure também saber quais os meios técnicos disponibilizados aos utilizadores para controlo de consumos, bem como informação relativa à chamada “Política de Utilização Responsável” ou ”Política de Utilização Aceitável”.

A duração mínima do contrato
Saiba se o contrato tem uma duração mínima (período de fidelização) e se tem de pagar uma indemnização se decidir cancelá-lo antecipadamente.

Os equipamentos necessários para utilizar o serviço
Conheça todos os equipamentos de que necessita para ter o serviço. Se quiser uma ligação fixa à Internet, apenas será necessária uma linha telefónica ou um acesso por cabo ou por fibra ótica, e, um modem. Se quiser uma ligação móvel, será necessário um telemóvel 3G, um computador portátil ou um PDA e uma placa de rede sem fios (wireless).

As condições de desbloqueamento do equipamento
Quando o período de fidelização tem como justificação a venda de equipamento em condições especiais, saiba se o mesmo se encontra bloqueado à rede do seu operador, o respetivo preço, as condições de desbloqueamento e o preço do equipamento bloqueado e desbloqueado.

Eventuais restrições no acesso ao serviço
Verifique junto do operador as condições técnicas necessárias para a instalação e funcionamento do serviço.

Níveis de qualidade de serviço oferecidos pelos diferentes operadores
Procure conhecer a informação sobre os níveis de qualidade de serviço que os operadores divulgam. Saiba que os operadores não podem garantir uma velocidade máxima de acesso, a todo o momento, uma vez que a velocidade de acesso à Internet depende do nível de utilização da rede e do servidor a que o cliente se liga. No entanto, devem divulgar a velocidade média de acesso que estimam poder ser disponibilizada em condições normais de utilização e que, em muitos casos, pode divergir da velocidade máxima anunciada.

Os operadores são obrigados a prestar-lhe todas estas informações antes de contratar um serviço.

Veja também:
Condições de oferta dos serviços de comunicações eletrónicas - segmento residencial
Operadores de Internet móvel
Operadores de Internet fixa
Saiba o que esperar do seu operador de acesso à Internet
Estudo de Aferição da Qualidade do Serviço de Acesso à Internet de Banda Larga