Regras dos call centers

Ouvir com ReadSpeaker

Custo das chamadas

As chamadas para os call centers dos operadores não têm de ser gratuitas. Os operadores devem divulgar nas suas páginas na Internet e em todas as lojas os custos das chamadas para os números de telefone de contacto com os serviços de atendimento comercial e assistência técnica a partir das diversas redes fixas e móveis.
Quando esteja em causa um call center destinado a prestar apoio a consumidores (pessoas singulares que utilizam serviços para fins não profissionais), as chamadas não podem implicar o pagamento de quaisquer custos adicionais pela utilização desse meio, além da tarifa base. Caso pretenda obter mais informação ou denunciar o incumprimento desta regra, contacte a Direção-Geral do Consumidor, que é a entidade competente para fiscalizar a respetiva aplicação.
Em qualquer caso, pode sempre verificar se o operador disponibiliza um meio alternativo para reportar problemas e resolver avarias, como um endereço de e-mail ou um formulário eletrónico, ou dirigir-se a uma loja.
 

Tempo de espera em linha

Uma vez atendida a chamada, o período de espera em linha – ou seja, o período entre o atendimento da chamada (ou, existindo menu eletrónico, a escolha da opção de contacto com o assistente) e o atendimento personalizado – não deve ser superior a 1 minuto.
Durante o período de espera, o operador não pode emitir qualquer publicidade.
Sempre que não seja possível atendê-lo neste período, o operador deve disponibilizar-lhe uma forma de deixar o seu contacto e identificar a finalidade da chamada. Nesse caso, o operador deve contactá-lo no prazo máximo de 2 dias úteis.
 

Esclarecimento de questões

Sempre que não seja possível ao assistente responder no momento às questões que lhe colocar, o operador deve contactá-lo no prazo máximo de 3 dias úteis para o esclarecer, salvo motivo devidamente justificado. Este prazo conta-se a partir da data da realização do seu primeiro contacto.
Em qualquer caso, a chamada não deve ser desligada pelo assistente antes da conclusão do atendimento.
Além disso, o operador não pode exigir-lhe a disponibilização de quaisquer dados para lhe prestar a informação que solicita, sem prejuízo dos estritamente necessários para o tratamento do seu pedido. Sem prejuízo, o operador deve assegurar a confidencialidade da informação e, para o efeito, pode exigir-lhe elementos que lhe permitam confirmar se tem legitimidade para aceder à informação que pretende.
 

Reencaminhamento de chamadas

O operador não pode reencaminhar a sua chamada para outros números que impliquem um custo adicional, a menos que tenha sido devidamente informado desse custo e tenha autorizado o reencaminhamento.
 

Horário dos contactos

Se o seu operador o contactar através do telefone, logo que atende a chamada o assistente deve identificar-se a si e à empresa que representa e indicar o motivo do contacto.
Os operadores não podem contactar os utilizadores antes das 9h00 ou depois das 22h00, a menos que estes o tenham autorizado previamente.