TDT TDT

O que é a TDT

Ouvir com ReadSpeaker

Vantagens da TDT

TDT significa televisão digital terrestre e é um serviço que veio substituir a televisão tradicional. Com a TDT, o sinal de televisão passou a ser transmitido de forma digital, em vez da forma tradicional (analógica), permitindo:

  • ver com melhor qualidade de som e de imagem os cinco canais nacionais – RTP 1, RTP 2, SIC, TVI e ARTV - Canal Parlamento –, bem como a RTP Madeira e a RTP Açores, na Madeira e nos Açores, respetivamente;
  • ter acesso a um guia de programação eletrónico com informação sobre os programas disponíveis;
  • fazer gravações e pausas nas emissões, caso tenha um descodificador com gravação.

No futuro, as emissões da TDT passarão a ser disponibilizadas em alta definição (HD).
A TDT é um serviço gratuito, sendo apenas necessário ao utilizador que queira aceder a este serviço ter equipamentos de receção adequados.
 

O que precisa de saber antes de aceder à TDT

A TDT está disponível em todo o país, seja através de receção terrestre – zonas TDT – ou de receção por satélite – zonas DTH. Os equipamentos a adquirir para aceder à TDT são diferentes consoante o tipo de cobertura disponível no local a adaptar.
Assim, antes de adquirir qualquer equipamento deve informar-se sobre o tipo de cobertura disponível na sua morada – ou seja, se mora numa zona TDT ou numa zona DTH.
Para saber se a sua morada se encontra numa zona TDT ou numa zona DTH, ligue gratuitamente o número 800 200 838 ou visite o Portal da TDT. Nesta página, selecione a opção '2 Cobertura' no Guia de Transição TDT que surge na página de entrada e insira as coordenadas geográficas da sua morada ou, em alternativa, a sua morada ou código postal. Tenha em atenção que quanto mais precisa for a informação de morada que introduzir, mais precisos serão os resultados que vai obter.
Se residir numa zona TDT, siga para o passo '3 Instalação' para obter informação sobre os emissores que melhor asseguram a cobertura da sua morada e para os quais deverá orientar a sua antena exterior.