A ANACOM preocupa-se com a integração das pessoas com necessidades especiais no âmbito da utilização dos serviços de comunicações eletrónicas. Saiba mais sobre as ações desenvolvidas neste contexto pela ANACOM e conheça o guia para os utilizadores com necessidades especiais.


Desde 1998 que as Nações Unidas assinalam a 3 de dezembro o dia Internacional das pessoas com necessidades especiais, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relativos às necessidades especiais e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.

Conheça algumas iniciativas da ANACOM a respeito dos utilizadores com necessidades especiais.

Acessibilidade da informação disponibilizada no Portal do Consumidor

O Portal do Consumidor foi lançado a 15 de março de 2011, desde logo com uma preocupação subjacente em relação aos cidadãos com necessidades especiais, tendo em conta os esforços desenvolvidos no âmbito da acessibilidade deste sítio na Internet. Este Portal dispõe assim de uma versão texto, uma visualização alto-contraste e uma versão audio para a maioria dos artigos escritos.

Guia para utilizadores com necessidades especiais

A ANACOM desenvolveu um Guia (Necessidades Especiais: conheça as soluções adaptadas para telefone e internet) com informação sobre equipamentos e funcionalidades nos serviços de comunicações (de telefone fixo, telemóvel e Internet) destinados a responder a necessidades especiais de alguns utilizadores, disponível em Braille.

Versão gráfica PDF do guia

Consulte também:
Guia para utilizadores com necessidades especiais (versão texto e áudio)
 
Divulgação, no Portal do Consumidor, do projeto da GARI (Global Accessibility Reporting Initiative) no âmbito da acessibilidade
Trata-se de um projeto com o objetivo de ajudar os utilizadores a escolher os equipamentos móveis mais adequados em função do tipo de necessidade especial.

Consulte também:
site MMF - Mobile Accessibility
Equipamentos adequados às necessidades especiais

Divulgação, no Portal do Consumidor, do Serviin
Trata-se de um serviço desenvolvido pela Zonadvanced-Grupo First, que permite às pessoas surdas comunicar através de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e realizar videochamadas online, com qualquer entidade aderente.

Consulte também:
Portal do cidadão surdo - Serviin
ANACOM atenta aos cidadãos com necessidades especiais
Serviin com possibilidade de videochamadas online

Informação sobre ofertas específicas para utilizadores com necessidades especiais
No COM.escolha - comparador tarifário de ofertas dos serviços telefónico móvel, telefónico fixo, acesso à Internet, televisão e de “serviços combinados envolvendo dois ou mais destes serviços - é presentemente divulgada, em http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=341073, informação sobre:

  • a existência de prestadores de serviços de comunicações eletrónicas com ofertas comerciais específicas para utilizadores com necessidades especiais;
  • os contactos desses operadores e os respetivos sítios na Internet bem como das associações relevantes (associações de consumidores e associações representativas dos cidadãos com necessidades especiais).