Voltar

Qualidade do serviço postal universal

Ouvir com ReadSpeaker
02.11.2016

A ANACOM publicou o relatório da auditoria realizada aos valores anuais de 2014 dos indicadores de qualidade do serviço e dos indicadores sobre reclamações e pedidos de informação no âmbito do serviço postal universal prestado pelos CTT.

O serviço postal universal consiste na oferta permanente de determinados serviços postais em todo o país, com uma qualidade determinada e a preços acessíveis, de forma a responder às necessidades de comunicação das pessoas e empresas. Enquanto operador do serviço postal universal, os CTT devem publicar todos os anos um relatório com o resultado da medição dos níveis de qualidade do serviço verificado no ano anterior.

Por seu lado, a ANACOM deve assegurar, de forma independente, o controlo dos níveis de qualidade de serviço efetivamente oferecidos pelos CTT enquanto operador do serviço postal universal, de forma a garantir a exatidão dessa informação.

Neste contexto, foi agora publicado o relatório da auditoria realizada aos valores de 2014.

De um modo geral, relativamente ao sistema de medição dos índices de qualidade do serviço (IQS), a auditoria confirmou os valores anuais de 2014 reportados pelos CTT à ANACOM. Estes índices respeitam a prazos de encaminhamento de correio, regularidade e fiabilidade dos serviços (extravios ou demoras prolongadas) e tempos de espera no atendimento nas lojas.

No que respeita aos indicadores sobre reclamações e pedidos de informação, a auditoria confirmou também os valores reportados pelos CTT à ANACOM, com exceção dos valores dos tempos médios de resposta. Em todo o caso, a inconsistência detetada não compromete o tratamento e existência de resposta ao utilizador.

A ANACOM deve disponibilizar e manter atualizadas informações que contribuam para o bom funcionamento do mercado postal, publicando pelo menos uma vez por ano um relatório com o resultado das auditorias que realiza.

Consulte os níveis de qualidade de serviço dos CTT referentes ao ano de 2014.

Saiba mais:
Serviços Postais – Serviço Universal