Voltar

Preços das chamadas móveis praticados entre operadores mais baixos a partir de 12 de julho

Ouvir com ReadSpeaker
29.06.2018

A ANACOM aprovou a descida dos preços de terminação das chamadas móveis praticados entre operadores. Assim, a partir de 12 de julho o preço a praticar entre operadores para as chamadas móveis será de 0,42 cêntimos por minuto. Trata-se de uma descida na ordem dos 44% face ao preço atualmente em vigor, 0,75 cêntimos por minuto.

Esta descida dos preços permite:

  • Favorecer a concorrência, permitindo uma redução do esforço financeiro suportado pelos operadores de menor dimensão, que, assim, poderão aumentar a sua capacidade competitiva, podendo daqui decorrer benefícios para os consumidores em geral.
  • Viabilizar a existência de tarifários com preços iguais independentemente da rede de destino, ou, que incluem chamadas gratuitas para todas as redes.

A decisão da ANACOM de intervir nos preços de terminação móvel decorre do facto de os operadores com poder de mercado significativo nunca terem promovido descidas voluntárias nestes preços. Os preços em vigor foram decididos pela ANACOM em 2015, e atualizados em 2016 e 2017.

Saiba mais:
Aprovação dos mercados grossistas de terminação de chamadas de voz em redes móveis individuais e especificação da obrigação de controlo de preços