Voltar

Avaliação do sinal de TDT em 2016

Ouvir com ReadSpeaker
17.01.2017

O sinal de TDT apresentou valores de disponibilidade de serviço próximos dos 100% e um nível de estabilidade de serviço elevado em 2016, de acordo com um estudo feito pela ANACOM, com base na informação da rede de sondas que estão espalhadas pelo país.

O indicador “disponibilidade do serviço” traduz, para quem se encontra a ver televisão se houve ou não interrupções no acesso ao serviço. O indicador “estabilidade do serviço” traduz as variações do sinal recebido e registado pelas sondas da rede de monitorização da TDT, consoante as horas, os dias, os meses e as localizações.

Em termos gerais, é possível afirmar que nas zonas do país onde o sinal digital de televisão chega por via terrestre, a receção de televisão fez-se de forma quase permanente e sem interrupções.

Os distritos que apresentaram níveis de disponibilidade do serviço mais elevados foram a Guarda, Faro e Viana do Castelo – com 99,96%, 99,95% e 99,94% de tempos de receção de serviço, respetivamente.

Por outro lado, os distritos com resultados mais baixos foram Aveiro, Leiria e Porto – com 97,06%, 98,56% e 99,22% de tempos de receção de serviço, respetivamente.

Avaliando os doze meses do ano de 2016, o mês de janeiro foi aquele em que a rede TDT apresentou melhor desempenho (com disponibilidade de serviço de 99,77%) e o mês de julho foi o que registou um desempenho mais baixo (com disponibilidade de serviço de 98,83 %).

Quanto à estabilidade de serviço, o ano de 2016 caracterizou-se por ser um período em que a estabilidade de serviço foi elevada. O mês com maior estabilidade foi dezembro e o dia foi 3 de dezembro. Uma vez que as alterações atmosféricas com a chegada do verão provocam alguma instabilidade no sinal, o mês com menor estabilidade foi julho e o dia com menor estabilidade foi 8 de julho. Importa ter em conta que mesmo quando a estabilidade do sinal é menor podem não existir alterações que sejam percetíveis para a generalidade dos utilizadores.

Ao longo de todo o ano, a hora em que a rede se apresentou mais estável, com menos variações, para a receção do sinal da TDT, foi a das 12 horas (das 12:00 às 13:00), enquanto a pior hora, ainda que com estabilidade de serviço elevada, foi a da 1 hora (da 1:00 às 2:00).

Consulte:
Relatório de qualidade de serviço TDT - 2016
Sondas de monitorização TDT