Voltar

ANACOM quer garantir as condições técnicas na transmissão do Festival Eurovisão da Canção 2018

Ouvir com ReadSpeaker
20.04.2018

Para assegurar que não ocorrem interferências que prejudiquem a transmissão do Festival Eurovisão da Canção deste ano, a ANACOM, em colaboração com a RTP, já se encontra a trabalhar na monitorização do espectro radioelétrico.

Neste evento de cobertura mundial, existe uma elevada concentração de meios rádio, que exigem uma monitorização constante, como dezenas de microfones sem fios e de auxiliares auditivos (in-ears), emissores-recetores (walkie-talkies) para coordenação e gestão de operações, sistemas de controlo remoto da iluminação e da robótica de câmaras e gruas, bem como a própria emissão para o satélite, de modo a que a transmissão do evento possa chegar a todos os países participantes.

Neste sentido, a ANACOM dispõe já de uma estação móvel, na Altice Arena, em Lisboa, que se encontra a recolher, a todo o momento, dados referentes ao uso do espectro radioelétrico no local.

Para além disso, a ANACOM terá ainda equipas técnicas a acompanhar todo o evento, competindo-lhe verificar o cumprimento da legislação em vigor aplicável às radiocomunicações e resolver eventuais interferências que venham a ocorrer.